top of page

Adriana Partimpim, SIM!

  • Ana Luiza Sant'Ana
  • 8 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Adriana Partimpim é o primeiro álbum infantil da cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto, lançado em 2004. "Partimpim" é o apelido de Adriana na infância, dado por seu pai. O CD foi idealizado para crianças e conta com letras compostas por Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Paula Toller, Augusto de Campos, entre outros nomes da literatura e música popular brasileira. A faixa 2 de Adriana Partimpim é a música "Oito Anos", uma das mais famosas, composta por Paula Toller. A letra consiste em várias perguntas que são feitas pelas crianças na "fase dos porquês". "Por que que a gente espirra? Por que as unhas crescem? Por que o sangue corre? Por que que a gente morre?". A composição surgiu das muitas interrogações que Gabriel, filho de Paula, tinha aos oito anos.

Em 2006, Adriana ganhou o Grammy Latino de melhor álbum infantil por Partimpim. Por esse projeto também recebeu o prêmio “Faz Diferença” do jornal O Globo, na categoria “Melhor Disco Infantil”, e o Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio TIM de Música). Por ter vendido mais de 100 mil cópias no Brasil, o álbum ainda lhe rendeu um disco de ouro. Um ano depois da estreia do álbum, foi lançado Adriana Partimpim - O Show, com 21 faixas ao vivo, gravadas em um show no Rio de Janeiro. O palco é decorado com brinquedos, instrumentos musicais coloridos e o público é formado por pais e filhos que cantam ao som das obras de Toquinho, Vinicius de Moraes e Edu Lobo.

Os CDs Partimpim Dois e Partimpim Tlês foram lançados em 2009 e 2012, respectivamente, depois do sucesso do primeiro álbum. Com a mesma proposta de entreter o público infantil, o repertório conta com composições de Caetano Veloso, Erasmo Carlos, João Gilberto, Jorge Ben Jor, Gonzaguinha e Gilberto Gil. Para esses dois últimos álbuns, Adriana Calcanhotto também compôs algumas músicas como "Menina, Menino", "Baile Partimcundum", "Ringtone de Amor", "Salada Russa", com parceria de Paula Toller, e "Também Vocês", com João Callado. Na maioria das faixas podemos notar que a interpretação de cada música apresenta diversos arranjos musicais, fazendo as crianças perceberem as diferentes sonoridades. As músicas podem ajudar a enriquecer o vocabulário dos jovens ouvintes que estão acostumados à palavras fáceis e versos repetitivos.

O que também é muito importante nos CDs Partimpim é a Música Popular Brasileira que se apresenta para um público infantil curioso, que pode começar a se interessar pela cultura nacional e, com o tempo, buscar entendê- la. A questão não é apenas uma comparação da qualidade entre as músicas de Partimpim e as letras de músicas como as da Galinha Pintadinha ou Patati Patatá. A ideia é levar aos pequenos outra opção de entretenimento, capaz de encantar os ouvidos e ampliar a cultura musical.

Adriana Partimpim (2004), Adriana Partimpim - O Show (2005), Adriana Partimpim Dois (2009), Adriana Partimpim Tlês (2012)

Classificação Livre

Gênero: Pop MPB


Comments


© 2016 Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page